DICAS DE JARDINAGEM

No âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação, os alunos realizaram, nas aulas, uma pesquisa na Internet sobre dicas/conselhos sobre jardinagem. Esperamos que a pesquisa realizada seja útil a todos os interessados por este tema. Boa jardinagem!

Plantas em Vasos
Pesquisa realizada por Rui Fernandes, Lara Carmo e Solange Tavares
Vasos de Barro e Tipo de Flores
Mantenha suas plantas em vasos de barro, que deixam a terra respirar melhor e não se esqueça que deve escolher um vaso de tamanho adequado para a planta.
Converse com os vendedores de plantas para escolher plantas da sua região. Elas vão precisar de menos cuidados para se desenvolver, visto que estão adaptadas ao clima local. O vendedor das plantas poderá dar-lhe informações importantes sobre as plantas, visto que a planta precisa ser regada e adubada, mas a quantidade depende da espécie.


Pulverizar as Plantas
Pulverize-as com água filtrada uma vez por semana, para ajudar as partículas acumuladas a chegarem à terra

Limpar as folhas secas e os ramos
Não se esqueça de verificar sempre se não há nenhuma praga, e mantenha as plantas sem folhas e galhos secos.


Quantidade de Água
Cada planta tem uma necessidade de água. Para saber se a sua planta necessita de água, coloque o dedo na terra, pressionando-a. Se o dedo ficar sujo, com partículas aderidas, não precisa de regar. Se o dedo ficar praticamente limpo, apenas com poeira seca, é necessário regar a planta.

Escolha a terra para os vasos
Em casa não deve utilizar a terra do seu jardim para encher os  vasos, porque essa irá tornar-se demasiado compacta e dura para os vasos, fazendo com que a planta morra. Existe terra específica para vasos que, não contém muita terra, mas sim misturas de perlite ou vermiculite (minerais que são condicionadores de solos, bons veículos para nutrientes, evitando seu arrasto pela chuva ou rega, são retentores de água em solos permeáveis e permitem o isolamento da superfície do solo). Esta terra embora necessite de água em abundância, assegura uma boa circulação de ar e drenagem do solo.

Mistura rica em matéria orgânica para vasos
Mistura rica em matéria orgânica:
  • Uma parte de terra comum de jardim;
  • Uma parte de terra vegetal;
  • Duas partes de composto orgânico.
Esta mistura é ideal para plantas como: palmeira-leque, camélia, cróton, cica, gardênia, lantana, planta-camarão-amarelo, azaléia, flor-de-cera, calceolária, petúnia, calêndula, margarida.

Sementeira
Pesquisa realizada por Higo Pires e Miguel Duarte

Para ser um bom Jardineiro
Um bom jardineiro tem de saber o potencial do seu jardim. Tem de conhecer muito bem cada centímetro do solo e da relva, quais as áreas mais solarengas, assim como aquelas que recebem mais sombra e vento.

Época da Sementeira

A melhor época para fazer a sementeira é na primavera e princípios de Verão. No entanto, a maioria das sementes podem-se  semear com os mesmos resultados em qualquer época do ano e com as condições adequadas. Com uma mini-estufa e uma luz artificial (ex: lâmpada fluorescente) não há limitações na época, obtendo-se bons resultados durante todo o ano.
A terra
Para a sementeira é necessário que a terra tenha a capacidade de as sementes se enterrarem, porque estas necessitam de arejamento e não humidade em excesso.

Profundidade da Semente
Não deve exceder os 2 cm de profundidade, é imprescindível rolar a seguir a sementeira. Quando abrir o saco das sementes evite a exposição ao pó. Não deve tratar com mais nenhum produto as sementes já previamente tratadas. 

Depois da sementeira
Não deixar os sacos vazios ou restos de sementes tratadas no meio ambiente. Assegure-se que a semente não utilizada na sementeira seja guardada no saco original.

A Luz
A luz é um factor absolutamente necessário para cultivar plantas saudáveis, uma vez que através da luz as plantas realizam a fotossíntese. Com falta de luz elas começam a ficar pálidas e acabam por morrer. Por outro lado é necessário ter cuidado com a luz directa do sol, pois pode queimar as folhas jovens e destruir a planta. A adaptação ao sol deve ser lenta e gradual.


Como Evitar Ervas Daninhas
Pesquisa realizada por Mafalda Nogueira e Emanuel Costa

Características da Ervas Daninhas
  • Crescem muito rápido: usam uma alta eficiência de água;
  • Têm uma excelente adaptação climática;
  • Apresentam um curto intervalo entre floração e germinação;
  • Apresentam estruturas para dispersão e germinam em quase todos os substratos amidos sem uma fertilização específica;
  • Alta dormência;
  • Alta longevidade;
  • Alta produção, produção contínua;
  • Considerada como praga.
Como retirar as Ervas daninhas
Na Primavera, deve dar-se especial atenção pois podem-se tornar um problema, assim que apareçam devem retirar-se manualmente ou recorrer-se a herbicidas. Não se devem cortar sem arrancar pois tornam-se cada vez mais fortes e afilham.
Também não se devem deixar que floresçam pois se derem semente, no ano a seguir o ataque pode ser ainda pior.
Deve fazer uma limpeza cuidadosa da área, retirando todas as ervas daninhas sem deixar restos de raízes ou rizomas (pode fazer este trabalho com a ajuda de uma pá). 

Como controlar as ervas daninhas
Quando a área estiver limpa, deve cobrir a superfície com uma camada uniforme de cascalho. Assim permitirá que a humidade da rega escorra e evitará o crescimento indesejado das ervas daninhas. Pode utilizar três formas de o fazer:
  • Colocar abaixo da camada de cascalho, uma tela plástica preta fabricada especialmente para evitar o crescimento de ervas daninhas.
  • Cobrir com um plástico preto grosso que impeça a passagem do sol e que nada cresça sob ele. Pode dissimular o plástico cobrindo-o com folhas.
  •  Colocar uma camada de casca de pinheiro em volta das plantas que quer proteger, assim, o pH ácido diminuirá a possibilidade de crescimento de outros vegetais.


 Plantação
Pesquisa realizada por João Brás e Ricardo Silva

Alguns cuidados que deve ter em conta quando vai plantar uma árvore
  • Escolha espécies bem adaptadas ao solo, ao clima e à altitude.
  • Escolha as árvores pouco tempo antes de as plantar e proteja as raízes da luz e do calor.
  • Corte com uma tesoura de poda as partes secas das raízes.
  • Faça um buraco de aproximadamente 50 cm (evite os solos húmidos e as zonas de grandes geadas), coloque a árvore no buraco e tape com terra.
  • Deixe um espaço de 5 a 10 metros entre cada árvore.
  • Fixe a árvore a uma cana e protege-a no início com uma rede.
Plantar roseiras
As roseiras precisam de cerca de 4 a 6 horas de sol diárias.
Será melhor plantá-las numa área livre onde não existam muitas árvores ou outros tipos de plantas. A razão para isto acontecer é que a roseira pode ter falta de exposição solar e as raízes podem muito provavelmente ficar enleadas e reprimir o crescimento das rosas. Quando pensar na posição das suas roseiras deve considere o tipo de roseira que vai plantar. Coloque suportes para trepadeiras ao longo de alpendres, vedações e arcos. Este é um aspecto importante a considerar porque as roseiras precisam de espaço para crescer livremente e permitem um maior florescimento.

Criar um pequeno jardim sem ter um terreno
Para criar um pequeno jardim de vegetais não é necessário uma grande extensão de terreno - basta um metro quadrado para plantar as primeiras sementes e cultivar os primeiros vegetais. Na realidade, não precisa sequer de um terreno, ou seja, se viver num espaço sem jardim, pode mesmo assim criar um pequeno jardim de vegetais. Como? Recorrer a um contentor ou caixa de um metro quadrado ou então espalhar os vegetais por vários vasos de grandes dimensões.


Quatro requisitos para ter sucesso no jardim
Existem apenas 4 requisitos importantes para assegurar o sucesso de um jardim de vegetais: uma terra leve e fértil em nutrientes; uma exposição solar de cerca de 6 horas por dia; água para uma rega diária; algum tempo e dedicação – o que não será difícil quando começar a ver os vegetais que plantou a crescer, a ganhar vida e cor!


Etapas para o cultivo de morangos
  • Prepare a terra: não plante os morangueiros na mesma terra onde nos últimos três anos se cultivaram tomates, pimentos, beringelas ou batatas. As doenças destes vegetais são muito comuns e podem passar para os morangos. Verifique sempre se a terra não tem ervas daninhas.
  • Cultivo: Elimine as raízes danificadas e apare as maiores para que não ultrapassem os 10 ou 12cm de comprimento, remova as flores, estolhos e folhas velhas. Coloque os morangos na terra com as raízes voltadas para baixo e com o meio da coroa da planta ao nível da superfície da terra. De seguida coloque a terra à volta da planta, compactando-a ao de leve.
  • Faça filas de morangos com 1 metro de distância e plante os morangos com uma distância de 50 a 60cm entre estes e não se esqueça de regar.

Fertilizante Caseiro
Pesquisa realizada por José Gomes e Luís Jesus
Como fazer adubo caseiro
Os restos de frutas, legumes, bocados de madeira, papel e cartão servem para fazer adubo. Espalhe estes resíduos no jardim ou no quintal. Assim, é possível manter a humidade e evitar gastar dinheiro em fertilizantes químicos.
Truques para tornar as plantas mais bonitas e viçosas
Existem pequenos truques caseiros que ajudam a tornar as plantas mais bonitas e viçosas, no entanto, deve utilizá-los com conta, peso e medida.
Substitua a água da rega por uma infusão de chá frio, quando notar que as plantas estão a perder vigor
.
Ao semear novas plantas, experimente juntar um pequeno punhado de lentilhas com as sementes, verá como crescerão mais bonitas e saudáveis
.

Como manter as plantas saudáveis com a borra do café
A borra do café serve para adubar as plantas e para manter as formigas que comem plantas, afastadas.
Misture borra de café em água, coloque-a em volta do tronco da árvore e molhe novamente, a cada 3 dias. A formiga não suporta cheiro de café, por isso, não atacará a planta. Pode colocar no jardim também.

Plantas repelentes
Algumas plantas ajudam a manter as pragas afastadas dos canteiros. Em geral são plantas com odor emitido pelas raízes, folhas e flores, que afastam formigas, lesmas e gafanhotos que atacam as roseiras e as plantas da horta.
Alguns exemplos: Tagetes ou cravo-de-defunto, hortelã, calêndula e arruda.

Rega
Pesquisa realizada por Edileine Nascimento
Regar sempre de manhã
Seja um jardim de flores ou de vegetais, a melhor hora do dia para regar é sempre de manhã. Se regar a meio do dia ou de tarde, será como se não tivesse regado porque a água irá evaporar rápida e completamente. Se regar à noite, a água mantém-se sobre as plantas e folhas durante demasiadas horas, o que pode levar à formação de doenças.

Regar quando não estiver vento
O vento é um dos inimigos de uma boa rega porque facilmente desloca as partículas de água, não deixando que estas penetrem as plantas e o solo. Para além disso, contribui para secar rapidamente a terra.

Regar próximo do solo
A forma mais eficaz de garantir um solo húmido é regar junto do mesmo. Em vez de espalhar água de forma superficial, na hora de regar, posicione a mangueira ou o regador junto da terra. Desta forma, a água irá penetrar nas raízes das plantas, sem perder água por motivos de evaporação ou por escorrer para outras zonas do jardim.

Quantidade de água não é o mesmo que qualidade
Uma boa rega não deve ser medida em termos de quantidade, mas sim de profundidade. Ao regar sempre próximo do solo estará a garantir uma rega em profundidade, o que assegura de forma mais eficaz os níveis de humidade necessários a um solo saudável, ao contrário de uma rega mais superficial, onde a água pode facilmente evaporar. 
Uma rega em profundidade também promove a deslocação das raízes das plantas para zonas do solo mais fundas, o que é ideal uma vez que é precisamente nessas zonas onde a humidade é armazenada durante mais tempo.                              


Ervas Aromáticas
Pesquisa realizada por Luís Ferreira e CleberJúnior
Melhor local para as Ervas Aromáticas em casa
A cozinha é um lugar ideal para as ervas aromáticas, sempre que haja boa luz e as afaste das fontes de calor do ambiente.

Conservar as Ervas Aromáticas
Embora normalmente sejam utilizadas frescas, uma boa forma de conservar ervas aromáticas, de modo a poder utilizá-las ao longo de todo o ano, é secá-las ou congelá-las.

Como regar as Ervas Aromáticas
Regue as ervas mas evite que a água encharque a “terra”, apenas o suficiente para manter a “terra” húmida.
 
Semear a erva aromática
Espalhar as sementes sobre o solo preparado e agrupar as sementes deixando algum espaço entre cada espécie diferente.
Ao fim de 2-3 semanas é aconselhável mudar a sua planta para um vaso maior, para que as raízes possam ter espaço para ser possível o seu crescimento saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aqui o nosso blogue...